quarta-feira, 9 de junho de 2010

OBRA-PRIMA



Não sou um grande apreciador de quadros. Tenho a impressão que é porque não sei apreciá-los (sic)! Mas vi esse quadro e achei show de bola. Os detalhes, a nitidez, as cores... Iman Maleki é o cara. Tem 34 anos e nasceu em Teerã, no Irã. Ganhou uns premios aí, então deve ser bom né?!

Não sei dizer se a obra-prima é do Iman, do Brasil ou dos EUA... Falando em Irã, depois de muito bla, bla, bla, o CS aprovou hoje novas sanções. Os EUA pediram ao Brasil que tentasse colocar o Ahmadinejad na mesa de negociação. Aceitamos, fizemos e negociamos. Mas eles queriam mesmo é aplicar as sanções. Como disse Gary Sick, ex-membro do Conselho de Segurança Nacional dos EUA "to have Brazil and Turkey actively working to develop a different approach to Iran's nuclear situation was a huge advantage for the US". Mas a pergunta que fica é: as sanções vão levar o Irã a negociar novamente? Ou vão acabar com todas as oportunidades de conversa? Se acabar, e daí?
O Brasil até então está bem na foto. Conseguiu fazer o Irã negociar um acordo e mostrou às outras potências que tem condições de ser um ator de peso também na política. Não acho que tenha ficado isolado como colocam os opositores, pois aí seria apenas concordar com a Hilary. O Brasil teve êxito no que se propôs a fazer, mas se daqui em diante parece que vai ser um Deus-nos-acuda...

Nenhum comentário:

Postar um comentário