quinta-feira, 1 de julho de 2010

Eleição à Presidência do Brasil 1



Nas eleições de outubro, mais uma vez, a sociedade brasileira vai escolher o presidente da República exercendo seu direito à democracia tão dificilmente conquistada ao longo do tempo, se é que foi mesmo conquistada. Há basicamente dois candidatos e meio: José Serra, Dilma Rousseff e Marina Silva que por enquanto parece ser apenas a meia candidata.
José Serra tem 68 anos e é paulista. Foi presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes) com apoio, vejam só, do Partido Comunista Brasileiro. Apoiava a Revolução Cubana de Fidel Castro. Ficou exilado no Chile por 8 anos aonde estudou Economia. Foi deputado federal por duas vezes, senador, prefeito e governador de São Paulo e ministro do Planejamento e da Saúde. Perdeu uma eleição à presidência e 2 vezes a eleição para prefeito de São Paulo. Tornou-se prefeito da cidade em 2004. Mostrou seu grau de comprometimento com o que diz quando falou que não seria candidato ao governo do estado e terminaria seu mandato como prefeito. Meses depois, renunciou para sair candidato ao governo de SP. Ganhou a eleição. Não completou o mandato, pois saiu novamente candidato à presidente. Se eleito, será que terá coragem para terminar o mandato ou vai renunciar para tentar ser Secretário-geral da ONU????
Apesar de não manter o que diz, é firme quando fala. Muita gente diz que é o mais preparado a assumir o cargo. Serra só perderá a eleição para ele mesmo. Já cometeu muitos erros nessa pré-campanha e recentemente arranjou um vice completamente inespressivo e inexperiente. Índio da Costa, o vice, é que governará o país quando Serra renunciar para concorrer a qualquer outra coisa. É extremamente inteligente e aprendeu com Lula a fugir das perguntas dos reporteres. Não pode apenas criticar o governo atual como vem fazendo, precisa mostrar que está acima disso, que é capaz de comandar um país que está na moda através de seus atos e não em contraposição aos dos outros. Se ganhar, será o primeiro presidente nascido na cidade de São Paulo. Que a Mooca aonde nasceu o ajude, porque até agora ele está se enforcando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário