quinta-feira, 1 de julho de 2010

Eleição à Presidência do Brasil 2



Dilma Rousseff, Dilma quem? é mineira de Belo Horizonte tem 62 anos. Formada em economia, chegou a cursar mestrado e doutorado na mesma área, mas não completou. Filha de húngaro participou de luta armada na época da ditadura, foi torturada e presa por 3 anos. Diferentemente dos outros candidatos nunca foi candidata a nada, mas sua fama de mulher inteligente a levou anos mais tarde à Secretaria da Fazenda em Porto Alegre, Secretaria Estadual de Energia e mais tarde a ministra de Minas e Energia e, depois para a Casa-Civil.
Dilma foi acusada de chefiar a VAR Palmares, uma organização político-militar no final dos anos 60, mas nada foi provado. Foi acusada também, entre outras coisas, de ser a organizadora do roubo de um cofre de um ex-governador de SP e de planejar o sequestro de Delfim Neto, economista ligado ao governo militar. Foi torturada no mesmo local que Wladimir Herzog foi morto.
Entrou para a carreira política na fundação do PDT em meados dos anso 80. Daí em diante foi capaz de se destacar nas áreas aonde trabalhou, chegando a ser Ministra-chefe da Casa Civil. Parece ser muito estúpida, sem capacidade para apaziguar uma situação. Apoiou sua pré-candidatura no cancer que teve em 2009, como alguém que consegue "dar a volta por cima", o que não significa nada, já que ela apelou para o emocional da população. Já fez ministros 'chorarem' com tanta gentileza de que lhe é atribuída. Deve ser ótima para ocupar um cargo de ministra pois parece ser muito eficiente, mas não para ser presidente, já que não tem o jogo de cintura necessário da posição. Já que nunca foi candidata a nada, se apóia em Lula e espera receber os louros pelo governo que ele fez.Se ganhar dará ao PT o prazer de estar mais 4 anos no poder, mas dará o desprazer do aumento dos gastos públicos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário