quarta-feira, 7 de julho de 2010

Viajantes


Há basicamente dois tipos de viajantes: os que andam até gastar a sola do sapato e tiram fotos dos principais cartões-postais das cidades que visitam, e os que passam vários dias na mesma cidade para "conhecer a atmosfera local". Coloco no primeiro grupo os menos afortunados, pois viajam menos e querem sempre otimizar o seu tempo. Enquanto no outro entram os mais endinheirados que podem viajar mais frequentemente e por isso, não se preocupam em percorrer 3 cidades em 5 dias....

Particularmente, eu tento mesclar os estilos em viagens, já que não tenho como viajar tão continuadamente, mas adoro experimentar as "excentricidades" locais. Um turista do primeiro tipo teria em Londres como paradas obrigatórias o Big Ben, o Parlamento, Westminster Abbey, a Catedral de St. Paul, Oxford St, algum museu... mas se é possível passar mais dias na cidade, vai poder verificar que os pubs lotam as 5 da tarde - não para o chá, mas para a cerveja mesmo. Bebe-se demais e depois todos rumam para um kebab shop, e comem o famoso (lá pelo menos) lanche turco. Uma delícia diga-se de passagem, mas não meça o seu nível de colesterol nos dias seguintes... Vai perceber que o tradicional café-da-manhã inglês, não é tão tradicional assim, é mais para turistas ou aquele brunch no domingo. Ou ainda, que bem antes do meio-dia num final de semana, os pubs já estão cheios de gente bebendo seu pint de cerveja e esperando a hora do futebol para apostar dinheiro. Que aliás, quem tiver um olho mais apurado, perceberá a grande quantidade de casas de apostas que existem na cidade. Os ingleses apostam de tudo, absolutamente tudo. Uma das mais absurdas que ouvi, foi quando o filho do jogador David Beckham com a Spice Girl Victoria nasceu, os ingleses estavam apostando se ele quando tivesse 18 anos seria jogador de futebol ou cantor. Agora imagine você, apostar seu rico dinheirinho para ver se o filho do William Bonner vai ser ator de novela ou cantor sertanejo... pior, vai ter que esperar 18 anos para ver o resultado... haja paciência!!

Não sei o que te traz de bom saber essas coisas (cultura talvez?), mas se tem um pouquinho de tempo e dinheiro, vá além de tirar fotos. Pois daqui há alguns anos, você nem vai se lembrar que prédio é aquele no porta-retrato da sua sala e vai dizer às visitas: "Não lembro que prédio é esse não. Fica em Londres, cidade bonita, viu?! Faz um frio.....", nada mais!

Um comentário:

  1. Ou ainda perceber como o clima faz parte da vida dos ingleses: é a previsão do tempo completa a cada meia hora na BBC News, são os mais de 5 termos para descrever uma clima ameno, é o "acho que vai chover" presente em quase todas conversas e por aí vai. Coisa que você não vai saber visitando o Big Ben e a London Eye.

    ResponderExcluir