sexta-feira, 11 de junho de 2010

SOWETO


PRECONCEITO. Do latim prejudicium (julgamento prévio) designa um julgamento prévio rígido e negativo sobre um indivíduo ou grupo. As conotações básicas incluem inclinação, parcialidade, predisposição, prevenção. No uso moderno, o termo veicula muitos significados variantes. Comuns à maioria deles, contudo, são as noções de julgamento prévio desfavorável efetuado antes de um exame ponderado e completo, e mantido rigidamente mesmo em face de provas que o contradizem.


Não aguento mais ouvir falar de Soweto! Tenho certeza de que após a Copa 99% da imprensa vai ficar anos sem pronunciar esse nome novamente. Eles falam de resistência, Mandela, apesar de tudo de um povo alegre e bonito, bla, bla, bla... Porque não começam a falar sobre distribuição de renda, maiores oportunidades aos negros e, sim, menos discriminação! Todos os sul-africanos que conheci em Londres, exceto dois irmãos, eram brancos. Para viajar para Londres é necessário ter dinheiro e visto, coisas que os negros não possuem. No discurso é muito fácil falar em igualdade, mas quem realmente não tem preconceito? Mesmo que você aperte a mão de um negro e ache não é preconceituoso, mas se naquele momento, naquele segundo que antecede de as mão se tocarem, seu cérebro processar QUALQUER relação à cor, por mínima que seja, você é sim preconceituoso. Não faça o que eu faço, faça o que eu falo.... Quando o mundo vai deixar a hipocrisia de lado e colocar o discurso anti-racista em prática?


E olhando para o próprio rabo, o Brasil não está numa situação muito diferente. Conheci em Londres um 'negrinho', como ele alegremente se auto-denomina, de Angola. Muito gente boa, estava sempre sorrindo, preocupado em agradar os outros e tinha medo de escuro...hahaha! Me contou o irmão veio ao Brasil e passeava na Oscar Freire em SP com uma BWM e entrou numa das lojas da rua, Louis Vitton (acho). Os seguranças ficaram de olho nele e no amigo, acompanhando os dois dentro da loja... Depois disse que "preto num carro daquele, ou é jogador de futebol ou é ladrão"! Falar que brasileiro não é racista é mentira!!! Isso foi apenas um caso, mas tenho certeza que a maioria da população não age muito diferente. Quantos negros são presidentes de empresas, ou juízes, médicos, delegados...?

Nenhum comentário:

Postar um comentário