sábado, 26 de junho de 2010

Até quando

É deprimente saber que mesmo sendo o segundo maior produtor e o maior exportador de carne bovina no mundo, o Brasil ainda não tem um certificado de qualidade e um selo de produção ambientalmente correto na carne vendida no exterior.
Quando a Rússia ou os Estados Unidos suspendem a compra da carne brasileira por razões fito-sanitárias é, na verdade, apenas proteção de mercado local. Bom consolo, porém o problema é que eles ainda podem alegar essas razões. Quando o Brasil vai perceber que na competição lá fora o "buraco é mais embaixo"?
Há poucos meses alguns supermercados passaram a exigir esse selo de qualidade aos produtores. Os consumidores podem agora rastrear e saber que a carne que está sendo comprada vem de uma fazenda que respeita a preservação ambiental, não desmatando as áreas de floresta para pasto. No entanto, o preço dessa carne ainda é de 15 a 20% maior que as não rastreadas.
O Brasil ainda está acordando para o comércio internacional. Ter fazendas que tenham o certificado de qualidade da carne, tanto sanitária quanto ambiental, é fundamental. A sociedade deve também acordar para o próprio estilo de vida. Quando se exige certificados em produtos, exige nota fiscal ou quando não se compra DVD's piratas, tentamos criar uma sociedade mais justa. O problema é da empresa não legalizada ou do vendedor que prefere vender o DVD do que trabalhar legalmente em algum lugar.
Seja no comércio internacional ou mesmo no mercado local é fundamental que tenhamos consciência do que compramos e vendemos. O estilo de vida que temos reflete exatamente quem somos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário